25 de ago. de 2009

Paisagens Virtuais


As paisagens virtuais são concepções: são montadas com muitas peças, e suas características dependem dos programas utilizados para “realizá-las”, fazê-las advir. Coleta de informações estocadas em memória e ativadas segundo restrições específicas que se pode fazer variar no tempo. (A Invenção da Paisagem, Anne Cauquelin, São Paulo: Martins Fontes, 2000, pág. 182)

20 de ago. de 2009

Sábio Thoreau...

"Atualmente, nas minhas vizinhanças, a melhor parte das terras não é propriedade privada de pessoa alguma; ninguém é dono da paisagem, e o caminhante desfruta de uma liberdade relativamente grande. Mas é possível que chegue o dia em que a terra estará dividida em várias áreas de lazer - é esse o nome -, nas quais poucos terão apenas um prazer estreito e exclusivo; as cercas se multiplicarão; serão inventadas armadilhas e outras engenhocas para confinar os homens aos caminhos públicos; e andar pela superfície da terra de Deus terá um novo significado: o de invadir as possessões de algum senhor respeitável. Desfrutar exclusivamente de alguma coisa significa geralmente excluir-se a si mesmo do verdadeiro desfrute. Vamos, portanto, ampliar nossas oportunidades antes que cheguem os tempos ruins."
Thoreau, Henri, Desobedecendo, texto Caminhando, originalmente publicado em 1862. Página 114.

18 de ago. de 2009

Smithson


"Os mapas são coisas muito evasivas. Esse mapa do Mono Lake é um mapa que indica como chegar a parte alguma. O Mono Lake é no norte da Califórnia e escolhi este site porque tinha uma grande abundância de cinzas e pedras-pomes, um belo material granular. O próprio lago é um lago salgado. Se você observar o mapa, vai ver que ele tem a forma de uma margem – ,não tem nenhum centro. É uma moldura, na verdade. O próprio non-site é um canal quadrado que contém a pedra-pomes e as cinzas coletadas perto da beira do lago, em um lugar chamado Black Point. Esse tipo de pedra-pomes é nativo em toda essa área."[1]
[1] FERREIRA, Glória, Escritos de Artistas Anos 60/70, página 284.

17 de ago. de 2009

Um divisor de águas na minha produção...



Do Rigor da Ciência

...Naquele Império, a Arte da Cartografia atingiu uma tal Perfeição que o Mapa duma só Província ocupava toda uma Cidade, e o Mapa do Império, toda uma Província. Com o tempo, esses Mapas Desmedidos não satisfizeram e os Colégios de Cartógrafos levantaram um Mapa do Império que tinha o Tamanho do Império e coincidia ponto por ponto com ele. Menos Apegadas ao Estudo da Cartografia, as Gerações Seguintes entenderam que esse extenso Mapa era Inútil e não sem Impiedade o entregaram às Inclemências do Sol e dos Invernos. Nos Desertos do Oeste subsistem despedaçadas Ruínas do Mapa, habitadas por Animais e por Mendigos. Em todo o País não resta outra relíquia das Disciplinas Geográficas.
(Suarez Miranda: Viagens de Varões Prudentes, livro quarto, cap. XIV, 1658)

Livro: História Universal da Infâmia, Jorge Luis Borges, São Paulo, ed. Globo, 1993.